É muito difícil conseguir prever os riscos de mercado aos quais as empresas estão expostas, o que exige dos gestores uma administração estratégica e inteligente, especialmente quanto às relações de trabalho, que sofrem constantes mudanças.
Inúmeros erros ou falta de conhecimento levam os empresários a acumular dívidas e encargos trabalhistas, o que gera impactos negativos nas diversas áreas da empresa.
Assim, diante da necessidade de gerenciar o passivo trabalhista, garantir o cumprimento dos procedimentos legais e adequar as condutas das empresas aos regulamentos e regras, surgiu a auditoria trabalhista, que consiste em uma atividade voltada à realização de um trabalho preventivo e corretivo.
O papel do auditor é indispensável para proteger o negócio, visto que, durante a execução da auditoria, o profissional especializado em Direito do Trabalho será capaz de identificar eventuais falhas e inadequações.
No que tange ao ambiente de trabalho, a empresa terá a possibilidade de readequar condutas para resguardar a saúde e a segurança de seus funcionários, o que se revela uma excelente forma de prevenir, isentar ou minimizar problemas trabalhistas.
Além disso, também é realizada uma investigação minuciosa de toda documentação, folha de pagamento, contratos, procedimentos internos e externos, com objetivo de adequá-los à legislação e, consequentemente, evitar aplicações de punições decorrentes da fiscalização de órgãos trabalhistas.
A auditoria possibilita, ainda, uma análise das rotinas trabalhistas, assegurando que todos tenham seus direitos respeitados e não sejam prejudicados por eventuais falhas processuais.
Dessa forma, o acompanhamento das condições de trabalho não apenas torna o ambiente mais agradável, deixando os trabalhadores mais satisfeitos, como também promove o alinhamento da equipe aos valores da empresa, além de deixá-la mais protegida do ponto de vista jurídico.
Sob um olhar de mercado, a correção de condutas para fins de prevenção e adequação à legislação trabalhista é um diferencial competitivo para a empresa, uma vez que organizações com boa reputação se revelam mais preparadas para receber novos investimentos.
Outra vantagem da realização de uma auditoria é a implementação de boas práticas internas, o que também é conhecido como mapeamento de ações. Nesse sentido, será possível identificar as demandas que necessitem de correções por parte dos gestores ou de algum departamento específico.
Vale ressaltar que a auditoria trabalhista é extremamente necessária como ferramenta para uma gestão eficiente e eficaz, pois proporciona inúmeras vantagens para as organizações, as quais serão sentidas de forma contínua, e não apenas ao final do processo. À medida que é realizada, é possível perceber que os benefícios impactam diretamente na rotina interna da empresa, promovendo melhoria dos procedimentos internos, satisfação dos funcionários, efetividade das ações e credibilidade.
.